quarta-feira, 25 de junho de 2008

Marketing Social ou uma empresa com imagem de boazinha?

É muito comum hoje em dia nos depararmos na prateleira de shoppings e supermercados com produtos cada vez mais semelhantes entre si, seja na embalagem, na fórmula ou publicidade. Em meio a essa concorrência, onde um produto parece gritar e briga com o outro por sua preferência, eis que aparecem algumas etiquetas e selos com imagens de criancinhas saltitantes e sorridentes e a informação e a informação que para a produção daquele produto não existiu a exploração do trabalho infantil, pensamos: "Maravilha, é o mínimo que qualquer empresa possa fazer pela sociedade!". Mudando de prateleira, estudando outra embalagem, observamos outro selo de letras estilizadas com a informação que a emissão de carbono dessa empresa outra empresa é "solidário"... estranho, não? Cabem várias interpretações para esse segundo selo, mas isso não vem ao caso. O que quero questionar aqui é o surgimento cada vez maior de selos e campanhas que evidenciam muitas vezes o mínimo que uma empresa pode fazer pela sociedade e consequêntemente ao consumidor, a concorrência acirrada muitas vezes rendem os profissionais de Marketing para as empresas controladora destes selos que na verdade só querem garantir uma fatia da verba que temos para lucrarem em cima de uma etiqueta. Sinceramente, acredito que o uso deste tipo de artifício é subestimar cada vez mais a inteligência do consumidor que acompanha e analisa através da mídia as ações que realmente fazem a diferença no mercado. Citando um exemplo, podemos colocar a ação da lavanderia do OMO em Heliópolis ou o trabalho que a C&A realiza junto com seus colaboradores montando lojas de roupas para que ONGs consigam se manter financeiramente com as roupas defeituosas descartadas de seu estoque. Vale muito mais aplicar essa verba em uma ação engajada como essas do que simplismente pagar uma outra empresa pelo uso de um selo em troca de uma vistoria complexa para ver se sua empresa promete o mínimo para o seu consumidor.

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