domingo, 10 de janeiro de 2010

Significado e origem das marcas

NIKE - originalmente chamada de “Blue Ribbon Sports” (fita azul concedida ao navio que faz a travessia mais rápida do Atlântico) por seus fundadores. Posteriormente o nome foi mudado para Nike, deusa grega da vitória, bastante apropriado para uma marca de calçados de corrida. A Nike é o caso clássico de empresa que simplifica sua identidade corporativa a medida em que sua fama aumenta. O primeiro logo apareceu em 1971, quando a palavra Nike foi impressa em laranja sobe um visto de checagem, um sinal de positivo, de devidamente checado. Este visto se tornou a marca símbolo. Hoje em dia essa marca é mais difundida do que o nome da empresa. O logo passou a ser marca registrada em 1975.

APPLE - O nome e a imagem da maçã foram concebidos por Steves Jobs e seus colegas e faz referência à história de Adão e Eva, na qual a maçã mordida representa o fruto da árvore do conhecimento. (fonte: livro: Oh! Dúvida Cruel - Priscila Arida Velloso - Edit. Record)




AUDI - As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG, com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.



ALFA ROMEO - O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.


BMW - Representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).



CHEVROLET - Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.


CHRYSLER - A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre as décadas de 30 e 50.



CITROEN - Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como "Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.









FERRARI - O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.







FIAT - A sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim.







FORD - O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho das grades dos carros da marca.


JEEP - Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipo de uso.




MASERATI - O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.




MITSUBISHI - Um diamante de três pontas que remete à resistência e preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: "Mitsu" significa três em japonês; "Bishi", diamante







NISSAN - A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetem ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso". Nissan significa "indústria japonesa".




PEUGEOT - O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da marca" e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificações.








PORSCHE - São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.







RENAULT - O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.







MONT BLANC - Mont Blanc é o nome da mais alta montanha da Europa. Fundada em Hamburgo, Alemanha, a fábrica criou a linha Mont Blanc em 1913, patenteando então sua marca. A estrela branca simboliza o pico nevado da montanha. As estrelas brancas coroam as tampas de canetas, lapiseiras e cordas dos relógios, mas só nas canetas-tinteiro e na lateral de relógios de pulso têm gravado o número 4810, que corresponde à altura da montanha.



MESBLA - A origem do nome foi a marca da empresa francesa Mestre&Blatget. Esta empresa tomou a decisão de deixar o Brasil e meu bisavô, que ficou com o negócio, adotou como nome a combinação das primeiras sílabas dos 2 nomes.


H. STERN - Seu fundador foi um imigrante alemão que começou sua história no comércio comercializando pedras preciosas no Rio de Janeiro. Hans Stern era um homem criativo e logo passou a desenhar jóias também, fabricando peças com design inovador e muito atraente. Sessenta anos depois as pedras de Stern são vendidas em diversas partes do mundo incluindo Estados Unidos, Israel e diversos países da Europa. Curiosidades: 1 – Hans tinha apenas 22 anos quando começou a vender pedras preciosas. Seu trabalho ajudou a valorizar muito as pedras brasileiras no exterior. 2 – Stern significa estrela em alemão. 3 – A empresa cuida de todas as etapas de produção das jóias desde o garimpo até a venda direta ao consumidor.

HONDA - Que tipo de pessoa teria coragem de começar um negócio logo após seu país ser destruído pela guerra? Soichiro Honda não tinha medo. Desde pequeno apaixonado por motores e engrenagens começou a carreira trabalhando numa mecânica até o empreendimento ser destruído pelos bombardeios da II Guerra Mundial. O prejuízo longe de ser uma lástima tornou-se uma oportunidade de recomeço. Soichiro funda então a Honda Technical Research Institute, uma fábrica de motores e seu primeiro sucesso é um motor muito leve para ser instalado em bicicletas. Cinco anos depois de inaugurada a empresa já construía suas próprias motos. O investimento em tecnologia fez com que a Honda passasse a fabricar as motos mais baratas e econômicas do mercado. A entrada da marca nos Estados Unidos praticamente acabou com as fábricas americanas. Curiosidades: 1 – Dizem que tem moto da Honda que faz quase 80 quilômetros com um litro de gasolina. 2 – A empresa é a que mais fabrica motores em todo o mundo.

GOOGLE - O nome Google foi escolhido por causa da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web. A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso, o matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande, um número realmente grande, o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por "googol". Mais tarde Kasner definiu um número ainda maior: o googolplex.

GILLETE - Superando os problemas de engenharia da época para produzir em escala industrial o primeiro aparelho de barbear, King C. Gillette não mediu esforços até fundar em 1901, na cidade de Boston, nos Estados Unidos a "Gillette Safety Razor Company" com um capital de 5 mil dólares. Em apenas dois anos as lâminas e aparelhos revolucionários foram colocados à venda inaugurando a era de produtos descartáveis que se estendeu a diversas outras categorias de produtos e hoje forma a base da economia de mercado.

JOHNNIE WALKER - Em 1820, após o falecimento do pai, um garoto de 15 anos abre uma mercearia na Escócia, começa a incorporar técnicas usadas na composição de chás à uma humilde produção de Whisky. Qual era seu nome? John Walker. O símbolo da marca: "The striding man" nasceu em 1909 e foi diversas vezes remodelado.

FABER-CASTELL - A Faber-Castell é um dos grupos industriais mais antigos do mundo, surgido antes mesmo da Revolução Francesa e da formação dos Estados Unidos. Desde 1761, data de sua fundação, o respeito ao consumidor, à comunidade e ao meio ambiente é parte integrante de sua política de atuação. A empresa permanece nas mãos da mesma família e atualmente é dirigida por Anton Wolfgang von Faber-Castell, membro da oitava geração, que conduz os negócios pautado por uma trajetória de mais de 240 anos.

ELMA CHIPS - A Elma Chips nasceu no Brasil em 1974, com a união de duas empresas, a "Americam Potato Chips" de São Paulo e a "Elma Produtos Alimentícios" de Curitiba.



MERCEDES-BENZ - A empresa começou fabricando triciclos motororizados, derivando depois para motocicletas, automóveis e até aviões. As três pontas da estrela-símbolo representam e indicam as três principais áreas de atuação da empresa: duas na terra e uma no ar.



AVON - O nome Avon foi adotado em 1939, inspirado na cidade natal de William Shakespeare: Stratford on Avon. O nome foi uma espécie de homenagem ao dramaturgo, pois McConnell era amante da literatura.







HELLMANN`S - O imigrante alemão Richard Hellman, dono de uma delicatessen em Nova York, começa a colocar creme de ovos nas saladas prontas que vendia. A receita era muito especial usada pela sua mulher em casa. A idéia deu tão certo que eles passaram a vender maionese por quilo, acondicionada em pequenas molheiras de madeira usadas para pesar a manteiga que vendiam. A demanda cresceu e Richard Hellman começou a comercializar dois tipos de maionese – uma especial envolvida numa fita azul e outra e versão econômica, numa embalagem mais simples. Mas a origem da maionese foi na França em 1756.

KIBON - A história da Kibon começa lá na China, por volta da década de 30, de uma empresa criada por um empreendedor norte americano chamado Ulysses Harkson. Por sorte o Brasil, acolhe a nova empresa na cidade do Rio de Janeiro. As antigas instalações de um pequeno fabricante são reformadas para abrigar as atividades da Cia. U.S. Harkson, que coloca os primeiros carrinhos de sorvete nas ruas no ano de 1942. Mesmo nesta época de guerra as dificuldades são superadas e a empresa adota uma denominação-fantasia para identificar seus produtos - Sorvex Kibon. Bem no começo de sua história em terras brasileiras e já com o nome de hoje, surgem os sorvetes que serão os campeões de vendas da companhia: Eskibon e Chicabon. Seus formatos e embalagens são revolucionários para a época.

NOKIA - Parece japonês, mas o nome é finlandês. Nokia é uma cidade do sul da Finlândia, a 180km a noroeste da capita Helsink. Foi aí que a empresa nasceu em 1865, como fabricante de papel.




ROLLS-ROYCE - Lord de Montagu, ao receber seu Rolls-Royce feito à mão notou que o mesmo faltava um mascote (tampa do radiador) mais imponente. Apaixonado que era por sua linda secretária, Eleonor Thorton, encomendou ao famoso escutor Charles Sykes uma escultura que representasse sua amada sentindo o vento e a "música" do motor daquele fantástico automóvel. Assim foi feita a escultura Memory of Ecstasy, aproveitada até hoje pela Rolls-Royce para enfeitar seus carros.



Vcs certamente devem conhecer a história da origem de uma marca, o porquê do nome, do logo e assim por diante, conte a sua...

3 comentários:

Clovis Silva rj disse...

Interessante, achei por acaso e gostei... um forte abraço
cfsilvarj

Anônimo disse...

Po, legal ! achei por acaso tbm, e li do começo ao fim, muito interessante !

Anônimo disse...

Bom artigo. Apenas uma correção quanto ao logotipo das quatro argolas. A Auto Union foi criada em 1932 e não em 1947 como mencionado. Em 1947 o que restava do grupo Auto Union eram as marcas DKW e Audi. Interessante que a Audi em 1932 estava falida e fora comprada pela DKW. Outro detalhe interessante: Os nomes Audi e Horch significam a mesma coisa, ou seja o verbo ouvir em alemão, "ouve" É que ambas são criação do mesmo fundador, isto é August Horch. Ele criou a marca que leva seu sobrenome no início do século XX, mas desentendeu-se com seu sócio financeiro, deixou a empresa e criou nova empresa utilizando seu sobrenome em latim. Surgiu a Audi que como já dito é Horch em alemão. Por último, as quatro marcas eram classificadas pela ordem, a DKW como carro mais popular, (na época ainda não havia Volkswagen), a seguir a Audi, carro um pouco melhor que o popular, Wanderer, marca já destinada a classe média para cima e finalmente a Horch, carro de grande luxo, seu modelo mais famoso o 855 (apenas sete construídos) era considerado o sonho das famílias mais abastadas da Alemanha, era tido como muito superior ao Mercedes Benz SSK 540 seu rival. Sua última criação, o modelo 950 como deveria ser chamado, e previsto para os anos 1940, foi encontrado um remanescente agora a poucos anos em um monte de carros velhos de um cidadão norte-americano pelo jeito fazendeiro. O carro pertencera a um soldado americano estacionado na Alemanha ao final da II Guerra. A Audi atual conseguiu adquirir essa preciosidade e já levou-o para seu Museu onde deverá ser devidamente restaurado tornando-se certamente um raríssimo exemplar da marca Horch ao lado dos três ou quatro modelos 855 ainda existentes em coleções particulares.